INTRAMUROS | O PATRIMÓNIO MATERIAL DAS ASSOCIAÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA: O CASO DA SOCIEDADE HARMONIA EBORENSE

01-NOV-2024

INTRAMUROS | O PATRIMÓNIO MATERIAL DAS ASSOCIAÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA: O CASO DA SOCIEDADE HARMONIA EBORENSE
No dia 01 de novembro, realizou-se a visita guiada "O PATRIMÓNIO MATERIAL DAS ASSOCIAÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA: O CASO DA SOCIEDADE HARMONIA EBORENSE" inserida na segunda parte do Festival Intramuros, organizado pela União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora).

A Sociedade Harmonia Eborense (SHE) é uma das mais antigas associações culturais de Portugal. Fundada em 1849, inspira o seu nome na ideia de “Harmonia”, referindo-se tanto à música quanto à conciliação entre as pessoas. Desde 1902, a SHE ocupa o seu terceiro e atual edifício, localizado no centro histórico de Évora, marcando uma nova fase na sua relação com a cidade. Situada no coração urbano, a associação passou a ter um papel ainda mais relevante na vida cultural e social, contribuindo para a vivacidade cultural da região, sendo um marco importante tanto para os eborenses quanto para visitantes.

Acompanhados pela Professora Doutora Maria Zozaya-Montes, especialista no estudo das sociabilidades dos Séculos XIX e XX, e atual presidente da SHE, os participantes visitaram a sociedade finalizando com uma conversa sobre questões e curiosidades da mesma.

A União das Freguesias de Évora agradece a disponibilidade à Professora Doutora Maria Zozaya-Montes a excelente visita e o acesso à Sociedade Harmonia Eborense.
  • Partilhar